quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ciúmes


Olá Pessoas, como vocês estão?
Como o prometido, estou voltando a postar minhas pequenas e singelas idéias por aqui!
Confesso que até hoje me arrependo muito de não ter escrito sobre esse tema na redação da UFF, pois acho que me daria muito bem dissertando sobre esse assunto. Bem, como não irei mais prestar vestibular para a UFF, e esse tema provavelmente não há de cair em mais nenhuma avaliação minha, resolvi partilhar ele aqui com vocês.
Vamos ao que interessa...

Ahh, o CIÚME... Tema de várias músicas, textos, conversas de bar, terapias, fins de namoro, etc e etc... Um sentimento certamente natural, e por incrível que pareça, não extrito ao ser humano. Cachorros e outros animais também são passíveis a esse tipo de sentimento.
Para poder discorrer melhor sobre o assunto, fui em busca de várias definições sobre o que seria o ciúme, e fiquei impressionado com a tamanha quantidade que achei. As definições que mais me agradaram foram as do dicionário da Porto Editora que são essas três:

- Vamos a primeira:

“Inveja de alguém que usufrui de uma situação ou de algo que não se possui ou que se desejaria possuir em exclusividade.”

Por que invejar de alguém ou de alguma coisa em vez de correr atrás do tal objetivo? Claro que essa alternativa não é cabivel a todo tipo de situação, isso é fato! Mas é algo a se pensar dependendo das circunstâncias ambientais momentaneas. Agora, a cobiça é algo tão feio... Não é atoa que esta pertence a lista dos sete pecados capitais. Mas lembre-se o ciúmes difere da inveja! Geralmente o primeiro é motivado por algo que se possui e se tem o medo de perder , diferente da inveja que é motivada por algo que não se possui, mas se quer ter, ou não se quer que ninguem mais tenha.

- Vamos lá para a segunda definição:

“Sentimento de possessividade em relação a algo ou alguém.”

(???)
Bem, se esse algo ainda for um objeto, pode-se até pensar(muito mal!) no caso... Mas é aquela coisa, amores e pessoas não são objetos, logo, isso não é cabível (pelo menos ao meu ver...). Em vez de tentar possuir a pessoa, por que não conquista-la sempre mais? Com certeza se as pessoas voltassem seus pensamentos para esse tipo de ação, não teriam tempo para ter ciúmes, não acha? Talvez assim, não encontrariamos mais mulheres mortas dentro de malas (como ocorreu aqui no Rio semana passada), casos de violência doméstica, entre outros... Alem disso, surpreender quem você ama é algo tão bonito, com certeza vale muito mais a pena!

- Terceira definição:

“Sentimento gerado pelo desejo de conservar alguém junto de si ou por não conseguir partilhar afectivamente essa pessoa; sentimento gerado pela suspeita da infidelidade de um parceiro.”

Nesse caso, ei de prender-me a última frase... Sentimento gerado por suspeita... Que por acaso é um sintoma de baixa auto-estima. Ai que está o problemas, como contornar isso? Eu depositaria todas as minhas fixas em duas palavras: Confiança e Diálogo. Elas são super dependentes uma da outra, mas quando são praticadas de forma correta, não tem como surgir uma problemática de grande escala. E com certeza, não existe relacionamento mais belo do que aquele que é construido em cima desses dois pilares. (Seja relacionamento de amizade, namoro, profissional, enfim...)

Após essa "maratona" de definições, parece que esse sentimento é algo abominável, que todos deveriam se desprender, jogar fora no lixo, excluir da face da terra! Maaaas, eu diria que em pequenas "doses homeopáticas" faz até bem.
Podemos dizer que o ciúmes em pequenas doses, potencializa o amor, traz um ar diferente ao relacionamento, estimulando o aparecimento de outros sentimentos como o de conquista, valoriza um pouco o ego do parceiro(é bom, mas só um poquinho!), entre outras coisas que são benéficas a relação.
Agora instintivamente falando, não podemos deixar que esse sentimento chegue a um patamar irracional, se tornando patológico. De acordo com psiquiatras, quando isso acontece, o ciume se torna uma paranóia(que seria um distúrbio mental caracterizado por temor imaginário, delírios de perseguição e outros sintomas), e para o ciumento as fronteiras entre crença, imaginação, fantasia e certeza se tornam vagas e imprecisas, transformando dúvidas em idéias delirantes e super valorizadas. Quando isso acontece, o ciumento se torna capaz de invadir a privacidade do próximo, e tomar várias outras atitudes extremas. A melhor alternativa para evitar esse tipo de caso, é descarregar as energias negativas praticando esportes, ou atividades distrativas que impessam a pessoa de desenvolver esse tipo de comportamento.

- Vamos concluir então, minha gente!

Ciúmes pode ser bom, mas olha lá em.... Extrapolar vira motivo para vídeo de bonequinhos e música do Ultrage a Rigor! rsrsrs


obs: Não sei quem são esse gordos que protagonizam o vídeo, as o que importa é que ele é engraçado! =)


Trilha Sonora do post:
Nada mais justo que deixar o link da música do Ultrage para vocês!

Link da música: ----> http://www.4shared.com/audio/yWZbcZ1V/Ultraje_a_Rigor_-_Ciumes.htm


Pensem, Ouçam e Divirtam-se! =)

2 comentários:

  1. MUITO legal, psicolega.
    Eu fiz essa redação da UFF, escolhi este tema mesmo (tinham dois) e tirei 9,25. Acho que tb soube falar do assunto :)
    De qualquer maneira, gostei de saber as três definições e as suas visões aprofundadas sobre ambas. Continue a escrever.
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. psicolegaaa (:
    amei !
    vc escreve super bem .
    As soluções para o controle foram bem profundas e são bem eficientes .
    Continue a atualizar seu blog, gostei muito .
    obs : a foto das crianças no início ficou excelente *--*

    beijos vivi

    ResponderExcluir