sábado, 10 de abril de 2010

Chuva sofrida


Olá meus queridos!
Tudo bem com vocês?
Espero que realmente esteja, pois essa semana aqui no rio foi bem difícil para muitas pessoas. Posso dizer que para mim não mudou muita coisa(Graças a Deus), mas para uma grande leva da população fluminense, essa semana que se passou não deveria nem ter começado. Como todo Brasil e o mundo souberam, a nossa 'cidade maravilhosa' viveu momentos de caos devido as ultimas chuvas ocorridas. Eu não sou muito de escrever sobre esse tipo de tema, mas não podemos abafar toda a realidade trágica que foi presenciada esses dias.
Aqui na minha querida ilha do governador, pelo menos a meu ver, não ocorreram casos muito sérios a não ser as coisas corriqueiras que acontecem toda a vez que chove: Determinadas ruas ficam alagadas, a entrada e a saída da ilha ganham um engarrafamento gigante, nenhuma novidade. Mas em determinados lugares como Santa Teresa, Maracanã, Tijuca, Niterói, Lagoa, entre inúmeros outros, ocorreram coisas muito piores. Grandes deslizamentos de terra que custaram a vida de pessoas trabalhadoras sem condições de optar por uma moradia em um lugar mais seguro, perdas de bens materiais de grande importância nas residências próximas de locais de enchente (geladeiras, camas, fogões...), 50KM de engarrafamento nas principais vias de circulação carioca, e etc... Realmente um terror, porem indiretamente nós temos um papel muito influente em meio a toda essa tragédia.
Quantas vezes nós descuidamos daquilo que pertence a ordem pública (jogando dejetos nas ruas que depois acabam atrapalhando na escoação da água da chuva), elegemos representantes políticos que não são membros ativos em suas respectivas posições (não promovendo mudanças em setores que estão precários em nossa cidade), isso sem falar na desigualdade social em que nos encontramos, que proporciona com que pessoas sem muita opção construam seus lares em cima de antigos aterros sanitários (como o morro do Bumba em Niterói) ou encostas não condicionadas para receber casas. O que mais me indguina em meio a isso tudo, é que as pessoas só resolvem levantar a voz e protestar, reivindicar, só quando a tragédia os atinge, só fazem doações ao próximo quando a tragédia já passou e levou tudo. Eu acho que as coisas não funcionam bem assim...
Se é para ajudar ao próximo, que sempre, até porque antes da tragédia acontecer, com certeza várias das pessoas atingidas já estavam em situações difíceis. Conscientizar a população a manter a cidade limpa para que enchentes sejam menos freqüentes, e cobrar daqueles nos representam na esfera política providencias para que problemas alarmantes sejam resolvidos. Mas não se esqueça, que isso seja feito SEMPRE e não só quando o problema vier bater a sua porta!

obs: Deixo aqui meus sentimentos a todos os prejudicados nessa semana triste no Rio.

Trilha Sonora do post:
Dessa vez eu não conseguir achar alguma música que relacione chuva com tragédia infelizmente, mas vou deixar uma música que se relaciona com chuva que eu gosto muito!

Jair Oliveira - Chore a Chuva


Pensem, Ouçam Divirtam-se e sejam Solidários! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário