sexta-feira, 2 de abril de 2010

Exercitando a lembrança



Olá pessoas!
Como estão?
Bem, mais uma madrugada de chuva na frente do pc. Isso é sinal de que a inspiração está presente, logo, venho aqui compartilhar com vocês um pouco dela né. Não posso deixar meus queridos leitores de fora!
Confesso a vocês, meus caros, que nos ultimos dias não sei porque, mas tenho sentido saudade de muitas coisas. Pessoas, momentos, lugares, enfim. Esse sentimento algumas vezes pode ser encantador, mas também pode ser muito desagradável. Logo, fiquei pensando: O que fazer quando a saudade vem atona?
Eu nunca tive curiosidade de saber como um dicionário classificava a saudade, e ele diz que ela serve para descrever sentimentos de perda, distância e amor. Não é atoa que ela é muito utilizada pelos poetas, compositores, entre outras pessoas sentimentalistas. Não é atoa que uma pesquisa entre tradutores britânicos, diz que a saudade(que é exclusiva do idioma portugues) é a sétima palavra mais difícil para tradução. Voltando ao foco, como eu me incluo no meio dessas pessoas líricas e sentimentalistas, a saudade sempre está por perto. Até que dessa vez ela me trouxe bons sentimentos, fazendo com que eu me lembre da minha época de escola(principalmente do meu terceiro ano), de amigos que não via a muito tempo (que estou buscando encontra-los as poucos), lugares inesquecíveis por onde passei (Porto Seguro, Brasília), e outras coisas que se eu fosse enumerar aqui, ficaria um século. É tão bom esse clima nostálgico que vivemos quando esse sentimento vem de forma benéfica, que dá vontade de voltar tudo só para curtir de novo.
Como nem tudo são flores, a saudade também pode ferir. Ai a situação pode se tornar muito crítica quando ela adentra nossos pensamentos. Quem nunca lembrou daquela pessoa querida que se encontra agora perto de Deus, ou daqueles momentos vividos com um(a) companheiro(a) que se encontra longe, com alguma impossibilidade de encontro. Pois é né, somos humanos, mas não podemos deixar com que esse tipo de situação difícil possa afetar as outras áreas da nossa vida. Por mais que seja difícil lidar com isso, temos que procurar saber até quando podemos cultivar essse sentimento de uma forma saudável.
Bem meus caros, para terminar essa minha idéia, deixarei uma sugestão para voces: Exercitem suas lembranças! Em vez de ficar vendo faustão ou fazendo nada, coloque uma música que te relaxe em um lugar bem calmo, e veja o que vai dar. Se você lembrar de uma pessoa querida, vá atrás dela. Se você lembrar de uma situação de felicidade, transmita essa felicidade para seu próximo! Se você se lembrou de uma situação triste, veja o que isso acrescentou em sua vida e procure usar isso como experiência. Entre outros casos... (pelo menos eu fiz isso essa semana e me senti bem, espero que aconteça o mesmo para ti, leitor!)
É isso gente!

õ/


Trilha Sonora do post:
Fui no show dela a pouco tempo, e essa foi a música que deu problema no sampler e ela não pode cantar no show. Uma grande composição de Caetano Veloso, que me fez exercitar a lembrança.

Rita Ribeiro - Oração ao Tempo


Pensem, Ouçam e Divirtam-se! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário