quarta-feira, 23 de junho de 2010

"Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor" (???)


Por que só celebramos o orgulho de nossa pátria em determinados momentos?
Copa do mundo de futebol, Liga mundial de volei, quando representantes da beleza estética brasileira se destacam mundo a fora, Caipirinha, entre outros...

Por que?

Confesso a você que me indaguei muito sobre isso essa semana, muito meeesmo. Foi até por isso que eu demorei a fazer a postagem do meu pensamento semanal...
Gosto muito desse periodo que estamos vivendo nesse mês, ainda mais pelo fato dele só acontecer de 4 em 4 anos. Vemos uma grande mobilização de todo o povo em todas as classes sociais para apoiar a nossa Seleção Brasileira de futebol. Acho muito bonito todos vestidos de verde e amarelo, pintando o rosto e cantando "Eu sou brasileiro com muito orgulho e muito amor!", agora, será que para algumas pessoas a mensagem cantada nesse refrão é fidedigna com aquilo que elas acreditam?
Por acaso, o ano em que é feita a copa do mundo, acaba se coincidindo com o de eleições presidenciais em nosso país, e o que mais vemos nessa "festa democrática" são pessoas contradizendo tal hino cantado pelas torcidas futeboleiras.
Se fizermos uma pequena reflexão, veremos que realmente existem certas coisas que acontecem em nosso país que nos leva a despertar um sentimento repulsório ao orgulho que deveriamos sentir de nossa pátria, mas em vez de alimentarmos esse sentimento, deveriamos agir para que esse tipo de caso ocorra em uma frequência menor. Não estou aqui para dar algum discurso ativista e depois colocar na trilha sonora do post a música "Para dizer que não falei das flores". Definitivamente não estou aqui para isso, mas devemos cumprir nosso papel de cidadãos ativos e conscientes nas decisões e ações tomadas em nosso meio.
No ônibus da nossa aclamada seleção brasileira, tem uma frase muito interessante escrita bem grande em sua lateral: "Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!". Realmente, o coração de 190 milhões de pessoas está representado em um ônibus com 23 jogadores que levam o orgulho que uma nação tem em ser pioneira em um esporte mais que universal. Muito lindo isso né? Agora, seria mais lindo ainda se essas 190 milhões de pessoas pudessem juntas lutar para contornar todas as barreiras e provações que fazem com que um sentimento de orgulho por sua nação seja tão supérfluo e comemorado basicamente de 4 em 4 anos, para que com um país mais justo a celebração do orgulho brasileiro passe a ser constante e verdadeiramente feita entre todos aqueles que constituem esse lindo país.


(Fica a dica!)



Trilha Sonora do Post:
Resolvi escolher essa música pois mostra o contidiano e a alma do brasileiro e também é de um cantor que eu gosto muito e representa muito bem a nova cara da MPB.

Rogê - Brasil em Brasa


Pensem, Ouçam e Divirtam-se! =)

Um comentário: