quarta-feira, 2 de junho de 2010

"Aquele abraço..."



"Saiba o quanto um abraço é importante...
Precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver...
Precisamos de oito abraços por dia para nos manter...
Precisamos de doze abraços por dia para crescer...

ABRAÇAR, é saudável, ajuda o sistema imunológico.
Cura a depressão, reduz o stress, induz o sono, é revigorante.
Rejuvenesce, não tem efeitos colaterais indesejáveis,
E é nada menos, que um remédio milagroso.

ABRAÇAR, é totalmente natural.
É orgânico, naturalmente doce,
Não contém conservantes, não contém ingredientes artificiais,
É 100% integral e não engorda.

ABRAÇAR, é praticamente perfeito.
Não parte imóveis, não tem baterias que acabam,
Não necessita de catchup periódicos,
Requer consumo de energia,
Não exige seguro, não exige prestações;
Não poluente e é claro completamente retornáveis

O amor através do abraço cura as pessoas - tanto as que o dão como as que o recebem.


Você tem um minuto para um abraço?"

[Campanha pelo abraço - Karl Menninger]


Bonito né? Eu concordo plenamente com tudo que o poema diz, e a partir dele que venho falar com vocês sobre um movimento que vem tomando uma proporção mundial, e que eu admiro muito: O movimento "Free Hugs" (Abraços Grátis).
O motivo pelo qual venho falar desse movimento, não é só apenas a grandeza que ele tem, mas sim porque irei participar de um desses manifestos de carinho com o próximo no meu trote da faculdade. Por isso, nada melhor que antes começar a partilhar com vocês a alegria de agregar-me aos adeptos dessa causa.
A free hugs campaign, foi fundada no ano de 2004 por um rapaz de pseudônimo "Juan Mann", em Sidney na Australia. Juan tinha como principal propósito de sua campanha, abraçar pessoas desconhecidas em uma rua de Sidney, a Pit Street mall, para que estas contagiadas com o poder do abraço, pudessem compartilhar desse gesto com mais pessoas. Porem, com o passar do tempo, policiais e guardas da cidade, fizeram Mann parar com o movimento momentaneamente. Para que Juan pudesse continuar com sua campanha, com a ajuda de seus amigos, ele realizou uma petição que arrecadou mais de 10.000 assinaturas. Após tamanha mobilização,o movimento foi liberado pelas autoridades locais e teve uma mega expansão em 2006 devido ao clipe da música "All the Same" da banda Sick Puppies. O videoclipe dessa música em sua postagem principal tem 58961934 exibições até o dia 06/01, tirando suas várias respostagens, o que inspirou com certeza muitas pessoas no mundo todo a fazerem o mesmo*.
Vamos agora para a parte científica da coisa...
Segundo os estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), um simples abraço reduz a pressão sanguinea, os batimentos cardíacos e a emissão de hormônios ligados ao estresse.Por isso podemos dizer que o abraço significa saúde. Um outro fato super interessante, é que um abraço aumenta a produção de um hormônio em nosso organismo chamado Oxitocina, este é responsável pelo sentimento de fidelidade (Mas não quer dizer que você vai dar uma de radical e vai ficar abraçado com uma pessoa que você tem apreço o tempo todo para que esse hormônio não pare de ser produzido! hauhaahu).
De acordo com Katheleen Keating, autora do livro "A terapia do abraço", a sociedade atual está sofrendo de solidão, devido não só as novas tecnologias que quase sempre propõe as pessoas atividades que presam mais pelo individualismo, como também a não busca das pessoas em partilhar seus sentimentos, que faz o ser humano dos dias de hoje se transformar em uma grande "Bolha de carência" que pode se estourar a qualquer momento, provocando depressões e outras doenças psicológicas e físicas.
Bem, como eu sou uma pessoa que gosta muito de demonstrar carinho pelo próximo, e me apareceu uma oportunidade de poder participar de um movimento que apenas leva o bem as pessoas, resolvi "abraçar" essa causa bem firme, com aquele mega "abraço de urso". Dia desses estava conversando com a senhorita "Vivi psicolega", e ela propôs, que fizessemos um manifesto "Free Hugs" durante o nosso trote solidário na faculdade. Dei total apoio a essa ideia, que pelo visto vai para a frente! As pessoas aceitaram bem na comunidade dos calouros do segundo semestre, vamos ver onde isso vai dar, mas certamente será muito divertido! =D
Agora, a dica que eu deixo para você querido leitor, é que não espere que um movimento desse chegue até você para que possa exercitar sua caridade ao seu próximo.Claro que você pode ser caridoso de inúmeras formas, mas um abraço não custa nada e muitas vezes pode ser muito mais tocante do que muitas outras formas de demonstração de carinho. Particularmente, eu gosto muito de abraçar as pessoas, eu me sinto muito bem! Muitas vezes o melhor conselho não é feito de palavras e sim de gestos, portanto, ABRACE MESMO!
Espero ter passado essa idéia da melhor forma possível, e se você quiser ajudar a galera no dia do Free Hugs, deixe um comentário com seu contato, ou me procure que eu te falo direitinho!

FREE HUGS 4 ALL!!!

* Aqui está o Vídeoclipe da música "All the Same", onde mostra toda a mobilização do Juan Mann e seus amigos:


Trilha Sonora do Post
Essa música foi feita para um abraço mais romantico rsrs, mas não foge dos propósitos do texto. Espero que gostem!

Banda Eva - Como um abraço


Pensem, Ouçam, Divirtam-se e Abraçem bastante! =)

3 comentários:

  1. Ahh que lindo! adorei o poema! Free hugs na Facul? Quero saber como vai funcionarr *.*

    ResponderExcluir
  2. Muito perfeito o texto, concordo, hoje em dia as pessoas quase não demonstram mas o carinho que sentem. É uma pena porque um abraço bem dado é tão gostoso. Espero poder te ver logo para receber como sempre o meu abraço de urso *-*

    ResponderExcluir
  3. Que postagem mais linda psicolega ! *-*
    Tudo ficou ótimo, e se encaixou profundamente .
    Espero q esse texto também toque muitas pessoas e as incentivem a refletir e valorizar esse tão simples e VALIOSO ato !
    Ah, eu to citada alí alí alí, uhuuul o/
    asauhuhuashuas

    Que essa campanha passe para frente não com um ato automático, mas sim como uma demonstração de carinho seja a um amigo de anos, ou a um estranho que no momento só precisa sentir-se querido por alguém =)

    Vivi .

    ResponderExcluir