quinta-feira, 10 de junho de 2010

Por que Dia dos Namorados?


Pois é meus queridos, chegamos naquela data do ano em que muitas pessoas contam os dias para chegar e procuram curtir como se fosse o último dia de sua vida, enquanto outras queriam mesmo era que esse dia nem existisse pois acaba se tornando motivo de uma grande "fossa". Esse dia em alguns lugares do planeta é comemorado no início do ano. Aqui no Brasil, é comemorado no meio do ano por razões que veremos a seguir. Enfim por mais que essa comemoração as vezes seja dolorosa, eu gosto muito dela...
Ainda não falei que festividade é essa né? Mas se você pensou em "Dia dos Namorados", você acertou! (dãããããã rsrsrs)
Bem caros leitores, partilho com vocês que nunca comemorei esse dia acompanhado de alguem, mas acho muito bonito o simbolismo que essa data carrega. Agora, em meio a todo esse clima romântico, vocês já se perguntaram por que essa data é comemorada aqui no dia 12 de junho? Por que São Valentim tem ligação com os namorados? Por que não tem "Dia dos Encalhados"? Esses são uns questionamentos que eu resolvi levantar, não para fazer seu dia dos namorados diferente e bla bla bla, foi só para a partir de hoje ao menos sabermos o verdadeiro motivo dessa data existir.

- Primeiramente vamos entender a existência do dia de São Valentim:
O dia de São Valentim, primeiramente, era comemorado com um grande jejum para relembrar o dia de sua morte. Não tinha nenhuma ligação com fins românticos até o final da idade média, quando se formulou o conceito de "Amor Romântico".
Valentim, exerceu o cargo de bispo da igreja durante sua vida que ficou marcada por ter desafiado as ordens do imperador Cláudio II.
O imperador, achava que durante a guerra a celebração de matrimônios deveria ser estritamente proibida, pois acreditava que os melhores combatentes, eram aqueles de estado civíl solteiro. Bem, posso dizer que o estado civíl do combatente pode até influir de certa maneira em sua forma de batalhar, mas da mesma forma que ele devido a sua paixão pode se tornar mais frágil em seu combate, pode também movido por esse sentimento se tornar mais forte e mais motivado para combater com mais raça em pró que tudo se acabe o mais rápido possível e volte para os braços de sua amada! Acho que foi mais ou menos essa filosofia que Valentim adotou e continuou celebrando casamentos escondido apesar da proibição do imperador. Após essa prática ser descorberta, Valentim foi preso pelos soldados de Cláudio II e condenado a morte, mas nem assim ele se deu por abatido.
Ainda preso, o bispo recebia flores e mensagens de jovens que ainda se diziam acreditar no amor, e na espera de sua sentença, Valentim ainda casou-se com a filha cega de um cercereiro** e devolveu-lhe milagrosamente sua visão.
Apesar de não existirem documentos históricos, sabe-se que sua execução datou-se no dia 14 de fevereiro. Ingleses e Franceses durante o século XVII foram os primeiros a comemorar o dia dos namorados nessa data e no século seguinte os americanos fundaram o 'Valentine's Day'.
Um outro dado curioso que achei, é que na idade média diziam que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia do acasalamento dos passarinhos, com isso era costumeiro os cavalheiros deixarem mensagens afetuosas nas soleiras de suas amadas.

(Tudo isso é bem curioso né!? Mas por que o Dia dos Namorados é comemorado aqui no Brasil no dia 12 de junho?)


Bem, isso tudo é bastante recente. Começou por volta de 1949 com a campanha publicitária de uma exitinta magazine paulista chamada "Clipper", que utilizou do romantismo+consumismo para tentar alavancar as vendas no mês de Junho que eram muito fracas. A partir dessa idéia o publicitário João Dória lançou o seguinte slogan:

"Não é só de beijos que se prova o amor"

Não é atoa que dizem que o Marketing é a alma do negócio... A moda lançada pegou e permanece até hoje aqui no Brasil, mantendo não mais o orçamento da Clipper lá em cima, pois ela faliu, mas com certeza o de muitos comerciantes. O dia 12 de Junho foi escolhido pois é vespera do dia de Santo Antônio, o dito "Santo Casamenteiro", um dia perfeito para os pedidos daquelas que já não espevam mais sua alma gêmea se realize. Agora já sabemos o motivo pelo qual perto do meio do ano inúmeros comerciantes inventam diversas formas para dizermos "EU TE AMO" rsrsrs.

Quanto ao "Dia dos Encalhados" comemora-se no dia 15 de agosto, mas como a postagem ainda não é sobre essa legião, deixarei para explicar melhor em breve... ;]

Bem, para concluir meus queridos...
Se você namora ou está firme com alguem, desejo que você seja criativo e saiba supreender seu par. Já que esse dia infelizmente só acontece uma vez no ano, faça dele um dia inesquecível!
Para as pessoas encalhadas, desejo muita paciência e perseverança, não perca o foco da sua vida e tenha fé, pois o que é seu está reservado!

Feliz dia 12 a Todos! o/



* Deixo aqui meu agradecimento ao meu amigo João Marcos que me ajudou com a história do São valentim, que acabou o fazendo acordar as 23:00 hrs! huahauhauah

** O Celibáto Clerical foi adotado pela Igreja Católica Apostólica Romana a partir do século VI, logo, não houve problemas quanto ao casamento de São valentim...



Trilha Sonora do post:
Eu passei horas e horas escutando Flávio Venturini para escrever esse texto, logo, nada mais justo que colocar uma música desse interprete que embala o romances de vários casais até os dias de hoje!

Flavio Venturini - O Melhor do Amor


Pensem, Ouçam e Divirtam-se! =)

Um comentário:

  1. muiito bom !
    o dia torna-se até mais especial com o conhecimento da fonte histórica .
    Feliz dia 12 a todos , q os que têm parceiros aproveitem esse dia para mostrarem o quanto um é importante para o outro , e aos solteiros para se valorizarem ,se conhecerem, para que quando o amor bata na porta , não desperdice com erros :)
    sou fã desse blog XD

    vivii *

    ResponderExcluir